terça-feira, 23 de outubro de 2012

Profissão: Professor de música

Nos últimos anos tenho acompanhado vários editais para professor de música em todos os níveis (municipal, federal e estadual), habilitação e o mais importante salários.

Semana passada li o seguinte edital da Prefeitura Municipal de Lebon Régis:




Será que alguma pessoa apenas com o ensino fundamental pode se auto intitular professor de música? Como uma Secretaria Municipal de Educação vai contratar um funcionário como professor se ele não possui titulação para tal finalidade?

Esse concurso é para funcionário efetivo.

Outro é um processo seletivo para a Prefeitura Municipal de Florianópolis:




Ao ler a habilitação requerida lembrei uma postagem minha http://ederw.blogspot.com.br/2012/07/um-balde-de-agua-fria.html

Remuneração:



O referido processo seletivo é para professor substituto (prostituto) e o edital é para formação de cadastro de reserva. Se o candidato aprovado for chamado ficará no mínimo 1 ano e no máximo 2, depois é feito outro concurso.

É possível fazer um trabalho sério sem continuidade?

O último concurso público que eu fiz foi no começo desse ano, precisamente 7 de janeiro e foi para uma prefeitura de uma cidade no Rio Grande do Sul.



O salário e a carga horária para mim eram interessantes, o que me preocupava era o cadastro de reserva. Passei em segundo, conheço o primeiro colocado que até hoje não foi chamado.

Esse mês saiu um edital para concurso público para professor efetivo na Universidade Federal do Ceará:




Professor de Percussão e Etnomusicologia é possível, agora Antropologia e Sociologia é um pouco de mais né? O pessoal de lá quer um professor 4 em 1? 4 professores pelo salário de 1?




Destaco a complexidade dos concursos públicos federais, com prova teórica, prática e de títulos e a seriedade com que as mesmas são realizadas. Claro que nesse caso todo o concurso com prova prática é subjetivo.

A postagem é para mostrar a discrepância que há entre salários oferecidos por prefeituras e governo federal e também entre a titulação exigida. Há vagas para “professores” com apenas o ensino fundamental completo como vaga para superprofessores 4 em 1.

E pensar que qualquer salário de político é superior a de um professor auxiliar de nível universitário. Sem falar que dificilmente um político trabalha 40 horas por semana.