terça-feira, 30 de outubro de 2012

Músico x Professor de música

Duas profissões que atualmente são difíceis de fazer uma distinção. São poucos os músicos que se dão ao luxo de não dar aulas, viver apenas de performance. Assim como músicos que saibam dar aulas.

Alguns músicos se tornam professores por falta de opção mesmo.

Muitos professores tocam como alunos, assim como muitos alunos tocam como professores.

Eu que durante o meu bacharelado era obrigado a cantar e reger coral, tocar em orquestra e estudar uma infinidade de instrumentos de percussão durante quatro anos, dia e noite, teoricamente não estou habilitado para ser professor de música por que sou apenas um bacharel.

Agora sou obrigado a aceitar que cursinhos de 12 meses, com aulas presenciais quinzenais, formem professores com conhecimento em solfejo, ritmo, regência coral, banda rítmica e um termo que me deixou muito preocupado: percussão corporal e instrumental.

É até certo ponto arrogante pensar que em alguns meses vai se formar um professor de percussão corporal e instrumental. Por mais que seja um pedagogo com anos de experiência, na prática vai faltar a vivência da música. E, na boa, os alunos não perdoam. Falo por experiência própria.

As escolas, tanto municipais quanto estaduais, não possuem estrutura suficiente para oferecer uma aula de educação física decente. Em dias de chuva não ocorre atividades. As poucas escolas que possuem um ginásio estão com o mesmo caindo aos pedaços.

Há universidades federais que oferecem curso de música e até mestrado, sem possuírem uma estrutura para o mesmo.

Se com a Educação Física, que é uma disciplina que está há décadas no currículo escolar acontece isso, imaginem o que vai acontecer com a música.

Geralmente quem quer aprender música quer também tocar um instrumento, do contrário vai ser uma disciplina semelhante à Química numa escola sem um laboratório específico.

No começo dos anos 2000 o curso de Artes com habilitação em música se tornou febre nos editais para concurso público. Os salários na maioria das vezes não são muito atraentes. Quanto será o salário para o técnico de música?

Acredito que nos próximos editais que eu encontrar vai aparecer o termo Habilitação em música como pré-requisito para ingresso em concurso público e com um salário menor que um professor com licenciatura.

No fim, na hora do desespero, os tocadores de músicas de 3 acordes (filhos do Cifra Club e do Youtube) vão ser promovidos a professores de música, profissão que vai se tornar hobby, estimulando DJ’s, MC’s e afins a se auto denominarem músicos.

Efeito que vai fazer com que músicos reconhecidos, professores com licenciatura e músicos com curso superior em música sejam equiparados a artistas de fim de semana.