segunda-feira, 28 de maio de 2012

Agora faltaram duas...


Acredito que a vida seja um eterno aprendizado, pra mim ela é finita, mas até o nosso último suspiro podemos aprender.

Há duas semanas atrás comentei a respeito de um projeto que não incluiu uma das logomarcas obrigatórias na divulgação de projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura.

Fui criticado (críticas positivas e negativas), mas o foco da postagem era a ausência de fiscalização por parte do Conselho Municipal de Cultura.

E olha que era algo simples.

Quero lembrar o que escrevi no primero post do blog: O que vocês pensam sobre mim não vai mudar quem eu sou.

Na quarta-feira (23/05), ao entrar no site da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul visualizo o seguinte cartaz:



Para não perder o costume, fui consultar o edital, no caso Edital 01/2011, que aprovou o projeto e leio o seguinte:


Não encontrei o link com o edital completo para uma simples conferência.

Agora faltaram duas logomarcas, e daí? Será que vou perder o meu tempo escrevendo denúncias? E depois receber mensagens com ameaças?

A decisão do conselho no caso citado anteriormente já deixa claro o que vai acontecer no presente caso. Advertência e nada mais.

Pelo que eu percebi para a grande maioria a intenção é o que vale. Todo mundo tem direitos. Deveres ninguém quer ter.

Imagino eu patrocinando um projeto e o meu nome não ser citado, sendo que ao fazer o repasse o proponente assinou um termo de conpromisso em que se comprometia em divulgar o meu nome.

É óbvio que numa empresa privada o responsável estaria sujeito a demissão, e por justa causa até. Mas, se tratando de dinheiro público...

Já ouvi aquela história: Estamos aqui de graça! Tudo bem, mas e daí? Antes de começar já era do conhecimento que os integrantes do Conselho Municipal de Cultura não são remunerados.

Existem outros conselhos que são, mas infelizmente não o de cultura.

É claro que se houvesse remuneração para ser Conselheiro de Cultura as reuniões para escolha dos mesmos estariam lotadas e não faltariam candidatos. Cada um já viria com o seu curral eleitoral.

Será que se os conselheiros fossem remunerados haveria fiscalização? Dúvida cruel.

Como diria Jacques Rigoud: “A gestão cultural é uma administração rigorosa à serviço da utopia”.

Ordem dos advogados do Brasil, Conselho Federal de Medicina, CREA essas entidades não se fortaleceram sendo omissas na fiscalização.

Se você entrou no jogo, tem que seguir as regras. Infelizmente ou felizmente.

E o mais importante: As regras tem que ser iguais para todos.