segunda-feira, 11 de março de 2013

Zeitgeist Day 2013



Quero dedicar essa semana para a divulgação do Movimento Zeitgeist.

ZEITGEIST – Espírito do tempo. Termo alemão que exprime o avanço intelectual e cultural do mundo numa época.

O Movimento Zeitgeist (MZ) é um grupo explicitamente não-violento em defesa da sustentabilidade global, atualmente presente em mais de 1000 regionais - espalhadas por 70 países, ao redor do mundo.

Cada uma destas regionais atua não apenas para difundir informações sobre as raízes de nossos problemas sociais atuais, como, também, para expressar soluções lógicas - baseadas nos métodos científicos que temos à nossa disposição para atualizar e corrigir o atual sistema social. O objetivo é a criação de uma sociedade global verdadeiramente pacífica, responsável e sustentável.

Trabalhando através de projetos globais e regionais de educação e programas comunitários, temos como objetivo intermediário a obtenção de um movimento mundial, baseado em um valor de identificação comum que todos nós invariavelmente partilhamos, que diz respeito à nossa sobrevivência e à sustentabilidade.

O MZ pressupõe que a pressão da educação e do ativismo que vêm sendo realizados mundo afora, em razão do atual sistema social fracassado, irá inibir e substituir as instituições estabelecidas - políticas, comerciais e nacionalistas - expondo e resolvendo os problemas inerentes às falhas do atual sistema.

Entende-se que os meios tradicionais da política e do comércio, como forças para a mudança, não irão obter as metas necessárias para tornar o nosso sistema social sustentável e humano, já que nascem da mesma lógica falha que criou os problemas que se apresentam no mundo atual.

A meta de transição, uma vez que tal presença e pressão globais forem obtidas, é a implementação de um modelo econômico que siga uma linha de pensamento verdadeiramente científica com relação aos fatores técnicos, que permita a predisposição humana, a saúde pública e a responsabilidade ambiental ao longo de gerações.

Este modelo, conhecido como "Modelo de Economia Baseado em Recursos", fundamentado nos conhecimentos e avanços da Ciência, baseia-se na Gestão de Recursos e nas Leis Naturais como o ponto de partida lógico para todas as decisões e processos. No entanto, a realização desta direção não é a de uma instituição, mas de uma linha de pensamento - a linha de pensamento de, objetivamente, aplicar o método científico em benefício social.

Fonte: http://movimentozeitgeist.com.br/

Apesar de às vezes parecer confuso para alguns, o propósito do Movimento Zeitgeist (MZ) é bem claro: somos um movimento global de sensibilização em massa. É fato que muitas pessoas estão há bastante tempo bem acordadas e alertas para os problemas e aberrações que o sistema monetário atual provoca.

Entretanto, a grande maioria da população não tem chance alguma de saber disso. Transmitir essa informação de forma clara e criar uma população mais consciente, proporcionando assim uma mudança de valores que possibilite a organização de um planeta mais sustentável é trabalho do ativista do MZ.

Por fim, o MZ não é um clube. Também não estamos aqui somente para divulgar apenas dois ou três filmes. Nossa missão é comunicar ao mundo que há uma alternativa para aquilo que vivemos e precisamos de um grande número de pessoas para fazer isso acontecer.

O canal brasileiro do MZ no Youtube é o seguinte:

http://www.youtube.com/user/brazilianlingteam?feature=results_main

A postagem do ano passado contém mais algumas informações:

http://ederw.blogspot.com.br/2012/03/o-dia-zeitgeist.html

Grupo de discussão do MZ de Santa Catarina no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/112067815543575/

Ajudem a compartilhar esses conhecimentos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário