segunda-feira, 2 de julho de 2012

Carnaval X Schützenfest

É interessante a maneira como a política cultural é tratada aqui em Jaraguá do Sul.

Há quatros anos durante a campanha eleitoral a então candidata Cecília Konell participou apenas de um debate, justamente o que tratou de cultura.

Para muitas pessoas, e até políticos, principalmente os de baixo escalão (aqueles que ocupam cargos apenas por terem sido cabos eleitorais), cultura é o que todo homem educado, cultivado, deve saber. Tipo aquela coisa: Meu Deus! Você ainda não leu o livro tal? Nem assistiu o filme tal? O concerto da orquestra “Y” estava maravilhoso...

Poderia colocar várias definições de cultura, segundo antropólogos, sociólogos, filósofos e tornar essa postagem extensa, mas vou adotar uma definição mais simples e objetiva: cultura é o conjunto de realizações, instituições e hábitos sociais de um grupo de seres humanos.

Não podemos ignorar a cultura de outro país, estado ou cidade, só não podemos cair no erro de querer imitá-la, ou pior, copiá-la.

No nordeste é comum quadrilhas de São João ensaiarem o ano inteiro. Lá existem associações de “quadrilheiros”, pessoas que vivem dessa tradição. Para o nordeste isso faz parte da cultura local. É hábito comemorarem o São João por quase 2 meses.

Será que em Jaraguá do Sul isso “rolaria”? Claro que não! Aqui São João só é lembrado como uma forma de arrecadar dinheiro, nada mais. O interessante é que nessas festas de São João nordestinas não se vê na programação bandas de rock, pagode, axé ou alguma dupla sertaneja. É só forró, e tocado por grupos locais.

Estou citando esse exemplo, porque no dia 16 de junho, ocorreu o 2° Encontro de Mestre-sala e Porta-bandeira (os dois termos com hífen). Evento carnavalesco, que nada tem a ver com a nossa cultura local e nem com o estado de Santa Catarina. Tipo o que acontece com as festas de São João, a data é lembrada, nada mais.

Pela divulgação parece que a produção do evento foi de última hora. O primeiro cartaz está no plural, o segundo no singular...




Aqui ninguém vive de carnaval ou de festas de São João, já no Rio de Janeiro e no Nordeste é outra situação. Em Jaraguá do Sul terça-feira de carnaval é um dia como qualquer outro.

É interessante saber que esse encontro foi promovido pela Prefeitura, ao menos esse é um dos argumentos utilizados pela mesma para justificar o repasse em ano eleitoral.

AN Jaraguá de 27 de junho de 2012.

A maneira como a Prefeitura trata o assunto é como se não tivesse ocorrido nenhum repasse para a realização do referido evento, mas não é o que demonstram os relatórios de empenhos disponíveis no portal da transparência.

Esses dois links contêm algumas das despesas do evento:



Lembro de uma entrevista do Presidente da Fundação Cultural, antes do carnaval de 2009. Na ocasião ele disse que um dos objetivos da sua gestão era tornar o carnaval de Jaraguá do Sul referência no estado.

Fica a pergunta: Pra quê? Será que Jaraguá do Sul precisa disso?

Lembrar a data, tudo bem, agora começar a criar eventos fora de época e ainda em ano eleitoral é semelhante a criar um novo feriado. Uns descansam outros trabalham, e a verdade é que economicamente falando só atrapalha.

Porque em vez de perderem tempo tentando impor o carnaval aqui em Jaraguá, a Fundação Cultural não começa a pensar na Schützenfest desse ano? Desde 2009 a festa só está piorando, e tendo prejuízos.

Festa alemã com Zé Ramalho, dupla sertaneja é o mesmo que carnaval com heavy metal. Isso foi feito com a intenção de atrair público, tudo bem, então como que a Oktoberfest, em Blumenau, praticamente lota a PROEB apenas com apresentação de bandas que tocam músicas alemãs?

Alguns anos atrás funcionários da prefeitura foram à Alemanha para contratar as bandas da Schützenfest. Gente sem conhecimento musical querendo falar de música.

A prefeita que tanto entende de cultura não vê isso?

Acho que ela prefere trocar as festas de rei das sociedades de tiro por festas de rei momo e rainha do carnaval. Ou então encontros de mestre sala e porta bandeira.

Vamos importar a cultura de outros estados e acabar com a cultura local, ao menos essa parece ser a proposta da política cultural da atual administração.

Não que os mandatos anteriores tenham sido melhores ou piores nesse quesito, mas na minha humilde opinião, o Fundo Municipal de Cultura (FMC), ainda que mal gerido, está amenizando esse terror cultural pelo qual a cidade passa.

O pior é que tentaram acabar com o FMC alegando que a Fundação Cultural estava dando conta do recado.