segunda-feira, 10 de junho de 2013

Edital Elisabete Anderle 2013



Após 4 anos de falta de comprometimento do governo estadual com a cultura catarinense, eis que surge a segunda edição do Edital Elisabete Anderle, erroneamente intitulado como Prêmio Elisabete Anderle de estímulo a cultura.

Erroneamente denominado Prêmio porque o montante destinado ao Edital, R$ 7.200.000,00 (sete milhões e duzentos mil reais), provém do FunCultural, ou seja, uma verba já instituída para a cultura. Então é edital mesmo!

Os 7 milhões de reais financiarão 188 projetos nas categorias Teatro, Música, Artes Populares, Patrimônio Cultural, Artes Visuais, Dança e Letras.

Uma novidade é a distribuição de valores para a aquisição de passagens aéreas para intercâmbios: serão 180 contemplados para destinos nacionais e outros 92 para internacionais.

A verdade é que após a primeira edição, nenhum dos secretários de cultura (Gilmar Knaesel em 2009, Valdir Walendowsky em 2010, Cezar Souza Júnior em 2011, José Natal Pereira em 2012), que assumiram a pasta, se preocuparam com a periodicidade do edital, fato que contribui para a sua não realização ano passado.

Agora o atual secretário Beto Martins, apenas deu prosseguimento a um edital que literalmente ficou quase 4 anos mofando em alguma gaveta da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

Será estranho se a partir de 2013 esse edital torne-se periódico. Apenas demonstrará uma falta de planejamento tremenda por parte das autoridades, pois ainda não está claro se o edital é anual, bienal, trienal, etc.

Ano passado já havia comentado a respeito disso na postagem a seguir:


Com a não realização do Edital Elisabete Anderle em 2012, o FunCultural teve a sua disposição aproximadamente 10 milhões de reais para investir, ou gastar, com projetos culturais.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 09 de julho. Entrega dos projetos pelos Correios ou pessoalmente na Fundação Catarinense de Cultura. Mais informaçòes:



Detalhe importantíssimo: O prêmio é livre de imposto de renda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário