quarta-feira, 18 de abril de 2012

Um peso, duas medidas...


Em setembro do ano passado fui ao setor de tributação da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul para retirar duas notas fiscais avulsas, em meu nome. Uma para a prestação de serviços musicais e outra para locação de instrumentos musicais.

As notas eram para um projeto de minha autoria aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura, através do Fundo Municipal de Cultura, edital 02/2010, para projetos a serem executados em 2011.

Segundo funcionária da Fundação Cultural era possível a emissão desse tipo de nota, já que era para prestação de serviços ao Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul.

Chegando ao local fui informado que não era possível, primeiro pelo valor ser muito alto para uma simples nota fiscal, segundo que eu só poderia tirar esse tipo de nota uma vez na vida (segundo o atendente), em caso de extrema necessidade e a terceira, que me deixou mais intrigado, foi o fato de eu possuir notas em meu nome conforme constava no sistema da prefeitura.

Detalhe: segundo o atendente as notas foram emitidas para a SCAR.

Na dúvida foi chamado o chefe do setor, a princípio só faltou o mesmo rir da minha cara, disse que contabilmente é impossível eu emitir uma nota contra eu mesmo. Então pedi para o chefe ligar para a Fundação e confirmar com a funcionária a informação que me foi passada.

Discussões a parte, ao desligar o telefone o chefe vira pra mim e fala: Não vai ser ela quem vai dizer o que eu devo fazer! Falou mais algumas coisas que não lembro e terminou com a frase: A palavra cultura está sob investigação!

Coincidentemente naquela época havia sido divulgado na imprensa algumas irregularidades da Fundação Cultural, mas, pelo que parece, eu, como mero cidadão, fui inserido nessa suspeita.

Em casa comecei a revirar umas papeladas até que encontrei notas fiscais em meu nome. Cachês pagos pela Orquestra Filarmônica da SCAR - Jaraguá do Sul, entre 2008 e 2009. Ao todo 4 notas.

Lembrei do que o funcionário me falou: Apenas uma nota por contribuinte. Só em 2009 eu, sem saber, tirei 3.

Algumas semanas depois conversando com um amigo ele comentou que outros artistas foram na prefeitura e tiraram notas contra eles mesmos, tranquilamente. Artistas participantes de projetos aprovados pelo Fundo Municipal.

No começo desse mês fui a tributação para resolver um problema que não era relacionado a emissão de notas, o mesmo funcionário que me atendeu no ano passado lembrou de mim e comentou que alguns dias depois da minha tentativa de tirar notas pela prefeitura municipal foi permitido pessoas físicas tirarem notas contra elas mesmas.

Infelizmente o Conselho ou o Fundo Municipal de Cultura não emite um empenho ou algo do gênero permitindo que o proponente possa tirar as notas referentes ao projeto na Prefeitura, já que é verba pública e serviço prestado para uma autarquia municipal.

Não deixa de ser uma licitação cultural.

É algo que os conselheiros devem discutir com muita atenção para os próximos editais.

Fui prejudicado, e ainda recebo mensagens de e-mail do Conselho questionando a prestação de contas do meu projeto.