segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Arrogância ou desatenção?

Diariamente passo pela rua Olívio Domingos Brugnago, a rua do Bar do Oca, do Supermercado Breithaupt e como deve ser conhecida agora, a rua da Fenpar.

Passo a frente da Fenpar, às vezes na própria calçada, às vezes na calçada (ou o que era pra ser uma calçada) do galpão à frente.

Esse galpão está para alugar, e desde então é comum ver carros que são da Fenpar ou de prestadores de serviços da mesma, estacionados ao lado desse galpão.

O problema é que o pessoal que tem esses carros “envelopados” (Mini Cooper) estaciona em cima da calçada do galpão, como se a calçada fosse da Fenpar também. A calçada, pelo que aprendi em Estudos Sociais na terceira série do 1° grau, é para os pedestres, ou deveria ser.














A rua possui ciclovia, claro que tem um pessoal que anda de bicicleta que não se liga nisso, e prefere andar em cima da calçada ou fora da faixa na contramão como se tivesse toda a razão.

As calçadas do lado direito (sentido Centro – Vila Nova) são mais emocionantes para quem curte aventuras sobre duas rodas. É muito buraco e desnivelamento.

Em relação aos carros da empresa Fenpar estacionados eu já não posso afirmar se é falta de conhecimento da lei, ou desrespeito, ou algum tipo de deficiência visual, ou pensam que é marketing deixar os carros expostos no único lugar que não poderia que é a calçada.

Uma parte dessa calçada já está virando pó, e para piorar tem um poste no meio dela. Quando chove é melhor passar a pé na ciclovia a sujar o calçado em uma das poças de lama que se formam no local. E desviar dos carros estacionados também.

Cadeirante em dia de chuva vai disputar o espaço com o trânsito, que em todo o bairro Vila Nova está infernal, e com os ciclistas, para desviar dos buracos, da lama e dos carros da Fenpar.

Multa ninguém deve ter recebido, ainda, porque os carros mudam, mas o estacionamento é quase sempre da mesma forma, metade do carro em cima de um resto de calçada e a outra metade no estacionamento. 

Até o veículo totalmente em cima da calçada da própria empresa eu já presenciei (e fotografei).


Fica a minha dúvida se é uma atitude arrogante, com certo ar de prepotência, aquela coisa típica de jaraguaense que quer mostrar o carro importado que tem, ou se é desatenção mesmo, por ainda não ter levado uma multa de trânsito.

Já vi pessoas serem multadas por deixarem o carro estacionado entre a garagem e a calçada da própria casa.

Obs.: Queria agradecer ao “Bar do Oca”, por depois de alguns anos ter feito uma calçada em frente ao seu estabelecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário